+351 275 323 116
[email protected]

BinSal Prevencion II

A prevenção de incêndios e a proteção do meio ambiente

O projeto BINSAL Prevencion II vem sem margem de dúvida contribuir para a gestão e coordenação dos recursos ambientais comuns do território transfronteiriço e apresenta as seguintes métricas para o serviço de informação geográfica: Disponibilização de conteúdos territoriais, nomeadamente dos planos de ordenamento do território dos municípios abrangidos pela AMCB; Criação de um Sistema de Informação Geográfica da AMCB; A solução proposta pela AMCB para desenvolvimento das suas atividades inerentes ao Projeto vem contribuir para uma relação mais próxima com as Estratégias de Desenvolvimento Sustentável, para um melhor e adequado ordenamento do território fronteiriço, bem como dar cumprimento às normas ambientais de acordo com a legislação nacional e comunitária. Para responder aos objetivos traçados e de forma a dar cumprimento às atividades da sua responsabilidade a AMCB propôs-se desenvolver uma plataforma que compõem um Sistema de Informação Geográfica completo, modular e escalável, capaz de funcionar num único posto de trabalho ou numa rede distribuída de utilizadores com vários tipos de necessidades. A AMCB acompanhou na íntegra a realização e implementação das diferentes atividades do projeto contudo foi para a implementação do Sistema de Informação Geográfico que mais esforço direcionou.

BinSal Prevencion II

Tal como planeado este projeto contemplou a aquisição de "Cartografia Digital" Ortofotocartografia à escala 1:10.000 dos concelhos envolvidos no projeto. De referir que este projeto surge na sequência da política de atualização cartográfica com vista a uma gestão mais eficaz, e em tempo real, do território.

É do conhecimento geral que a cartografia é um instrumento essencial para a gestão e ordenamento do território ao nível regional e local. Assim, pretendeu-se colmatar a lacuna existente em matéria de Cartografia Digital atualizada nos municípios associados da AMCB, designadamente, à escala 1/10 000 para a totalidade da área geográfica definida.

A escala 1/10 000 entre outras aplicações, é uma ferramenta essencial para a revisão (eminente) dos Planos Diretores Municipais (PDM) que será uma geração de planos mais dinâmicos e flexíveis, como tal, é importante que os elementos que o constituem (principalmente as Cartas de Condicionantes e de Ordenamento) sejam mais permeáveis à constante dinâmica territorial, ou seja, que possam ser atualizadas em tempo real, o que não é possível em formato analógico.

O projeto em questão envolveu a execução de Ortofotocartografia à escala 1:10.000 para os concelhos pertencentes à área de influência da Associação de Municípios, e que perfaz uma área de 556 659 hectares, divididos em 355 ortofotomapas.

A cartografia adquirida engloba Ortofotomapas para a área abrangida pela Associação de Municípios da Cova da Beira, correspondente aos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso).

Os Ortofotomapas têm as seguintes características:

  • Imagem adquirida com câmara aérea fotogramétrica digital, com quatro bandas de cor (RGB e IV)
  • Resolução (GSD) igual ou inferior a 0.5 m
  • Data de aquisição posterior a 15 de Julho de 2007
  • Mosaico com 4000 x 5000 metros quadrados de área e com resolução de 0.5 m
  • Sistema de Referência – ETRS89 (PT-TM06)
  • Ficheiro único em formato TIFF, com quatro bandas de cor (RGB e IV), acompanhado de ficheiro de Georreferenciação (TFW)
No âmbito do projeto e para a realização de alguns estudos e inventários foi adquirido um equipamento GPS (IKE 105) de alta precisão. Este equipamento foi adquirido por se tratar de uma ferramenta de recolha de diferentes tipos de informação no campo, tais como dados geoespaciais com informação alfanumérica associada, anotações de campo e fotografias georreferenciadas dos objetos a serem levantados. Integra e combina as funcionalidades de GPS, medição com laser, inclinómetro (sensores de pitch e roll), bússola e câmara digital.

Com este equipamento foi possível utilizar um conjunto de ferramentas que possibilitou a utilização de cartografia e imagem (fotografia aérea e satélite) como background para visualização e referenciação dos objetos que foram adquiridos, nomeadamente ponto de água, caminhos rurais e catalogar algumas áreas com diferentes tipos de vegetação. Este equipamento possibilitou ainda a realização do estudo de AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIOMASSA NOS MUNICÍPIOS DA AMCB.

De referir que este equipamento está à inteira disponibilidade dos técnicos municipais para a realização de várias atividades de levantamento de infraestruturas, cadastro, etc.
Gps Ike 105 adquirido pela AMCB no âmbito do projecto BIN SAL Prevention II
  • Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda
  • Diputacion de Salamanca
  • Junta de Castilla y León
  • Câmara Municipal de Almeida
  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
  • Câmara Municipal de Pinhel
  • Câmara Municipal da Guarda
  • Câmara Municipal de Celorico da Beira
  • Câmara Municipal da Meda
  • Câmara Municipal de Manteigas
  • Câmara Municipal de Trancoso
  • Associação de Municípios da Cova da Beira



A informação disponibilizada no SIGIAMCB destina-se à consulta e visualização, sendo interdita a sua comercialização. A informação obtida através do SIGIAMCB, nomeadamente utilizando a funcionalidade de impressão, não se destina a ser utilizada para a instrução de procedimentos administrativos, salvo autorização expressa por parte da entidade pública responsável pelo procedimento. A sua incorporação em documentos publicados implica sempre a citação da fonte nos moldes usuais. Qualquer outra utilização carece de autorização expressa da AMCB, que se reserva o direito de estabelecer as condições para essa autorização.


Clique aqui se tiver dificuldades em abrir o BinSal Prevencion II

Devido a incompatibilidades entre o nosso sistema e alguns browsers de internet, aconselha-mos a utilização da última versão do browser Firefox que pode ser descarregado clicando em Download Firefox

Se mesmo assim tiver problemas ao visualizar o BinSal Prevencion, ou por alguma razão não possa instalar outro browser de internet, pode aceder diretamente clicando em Bin Sal Prevencion II