+351 275 323 116
[email protected]

OAU Oleões

OAU Oleões

Os óleos alimentares usados são uma importante fonte de contaminação ambiental quando não devidamente encaminhados. Segundo a Agência para a Energia, em Portugal são produzidas cerca de 125 mil ton/ano deste tipo de resíduo, cujo destino principal tem sido a rede de esgotos, causando, entre outros, graves problemas no funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.

É conferido especial enfoque à recolha de OAU Oleões no setor doméstico, atribuindo um papel de relevo aos municípios e estabelecendo objetivos concretos para a constituição de redes municipais de recolha seletiva.

O Decreto-Lei n.º 267/2009, de 29 de Setembro estabelece o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados (OAU Oleões), produzidos pelos setores industrial, da hotelaria e restauração (HORECA) e doméstico.

A AMCB através do Projeto POCTEP – BIN SAL RIESGOS e os serviços de consultoria da ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, adjudicado no âmbito da prestação de serviços, instalou 108 oleões e criou um plano geoestratégico de localização de oleões nos municípios associados – Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.





A informação disponibilizada no SIGIAMCB destina-se à consulta e visualização, sendo interdita a sua comercialização. A informação obtida através do SIGIAMCB, nomeadamente utilizando a funcionalidade de impressão, não se destina a ser utilizada para a instrução de procedimentos administrativos, salvo autorização expressa por parte da entidade pública responsável pelo procedimento. A sua incorporação em documentos publicados implica sempre a citação da fonte nos moldes usuais. Qualquer outra utilização carece de autorização expressa da AMCB, que se reserva o direito de estabelecer as condições para essa autorização.


Clique aqui se tiver dificuldades em abrir o OAU Oleões

Devido a incompatibilidades entre o nosso sistema e alguns browsers de internet, aconselha-mos a utilização da última versão do browser Firefox que pode ser descarregado clicando em Download Firefox

Se mesmo assim tiver problemas ao visualizar o OAU Oleões, ou por alguma razão não possa instalar outro browser de internet, pode aceder diretamente clicando em OAU Oleões